Livro: E o Vento Levou
Autora: Margaret Mitchell
Sinopse: Um relato apaixonante sobre a guerra civil norte-americana, a aristocracia sulista que ela abala e transforma, e a coragem de uma mulher que nunca se deixou vencer. Conheça a linda e tempestuosa Scarlett O Hara e o irresistível Rhett Butler, que a ama ao longo de todas as suas provações. Conheça a doce Melanie, o honesto Ashley Wilkes e os muitos outros personagens que habitam a esplendorosa fazenda Tara. Leia a história de amor que já emocionou milhões de pessoas no mundo inteiro, imortalizada na tela pela beleza de Vivian Leigh e o charme de Clark Gable.
Este romance é com certeza um dos mais belos que já li e também a versão do cinema uma das mais fiéis edições que já assisti, pois quem ama os livros normalmente é muito crítico quanto à versão que vai ao cinema, pois sempre falta uma coisinha essencial ali, ou tem uma pitada de algo a mais e sem importância. Claro que não são todos os filmes adaptados de livros que não gosto, mas normalmente prefiro sempre os livros, pois a imagem que faço dos personagens e das histórias pertencem à minha imaginação, e portanto, só a mim.
Mas, voltando ao livro, eu o li a primeira vez somente no ano passado, mas o filme assisti dezenas de vezes desde a minha adolescência. Então, este romance fugiu à regra, pois quase sempre leio os livros antes de assistir aos filmes, mas este se tornou um clássico das telonas e assim, o livro passou a ser acessível a poucos, pois hoje em dia não são muitos que param para ler quase mil páginas infelizmente. E se você quiser aceitar o meu conselho, faça parte destes poucos, pois você ao ler este romance fascinante será apresentado à uma nova Scarlett O Hara e à um mais irresistível Rhett Butler (como se isso fosse possível, mas é!)
Por que eu simplesmente amo este romance? Simplesmente porque a mocinha não tem nada de princesa e seu sedutor par é um homem que se assume com o pior e o melhor de seu caráter, que não mede esforços para ter a mulher que ama e como ama!
Eles são humanos como nós, pertencem à triângulos amorosos, mentem e se vendem em plena guerra civil para sobreviverem e preservarem suas terras. São testados no limite de suas forças e permanecem juntos entre família e amigos resistindo e lutando.
A autora nos mostra seus personagens como humanos, e por isso mesmo próximos e como nós. Você aprende a amar Scarlett e Rhett e torce por eles, torce pelo amor deles.
Este romance apaixonante nos coloca de frente às escolhas certas e erradas que fazemos durante a vida e nos confronta com as ilusões que julgamos serem verdadeiras. E quando a realidade nos toma e identificamos os nossos desejos e essência pode ser tarde demais para trazer de volta quem tanto nos amou e que nós amamos também, mas não nos demos conta.
Enfim, é mais um clássico que sobreviverá ao tempo, ainda bem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário