LITERATURA, MÚSICA, CINEMA, ATUALIDADES E OUTRAS DELÍCIAS...

8 de outubro de 2013

A essência da Arte da Imperfeição.



"Um jovem chamado Sen no Rikyu (1522-1591) queria aprender os complicados rituais da Cerimônia do Chá. E foi procurar o grande mestre Takeno Joo. Para testar o rapaz, o mestre mandou que ele varresse o jardim. Rikyu lançou-se ao trabalho feliz. Limpou o jardim até que não restasse nem uma folhinha fora do lugar. Ao terminar, examinou cuidadosamente o que tinha feito: o jardim perfeito, impecável, cada centímetro de areia imaculadamente varrido, cada pedra no lugar, todas as plantas caprichadamente ajeitadas.

E então, antes de apresentar o resultado ao mestre Rikyu chacoalhou o tronco de uma cerejeira e fez caírem algumas flores que se espalharam displicentes pelo chão. Mestre Joo, impressionado, admitiu o jovem no seu mosteiro. Rikyu tornou-se um grande Mestre do Chá e desde então é reverenciado como aquele que entendeu a essência da arte da imperfeição."



Olá!
Nos últimos dias eu tenho refletido bastante sobre a vida e o seu significado e a história acima inspirou-me a escrever o post de hoje. Pois, ao observarmos a natureza encontramos as respostas para quase todas as perguntas da vida.
Muitas vezes desejamos começar a usufruir a vida quando os nossos sentimentos estão em ordem, ou quando a casa está arrumada, ou quando temos todos os itens que julgamos necessários para termos uma vida segura. E nos esquecemos que a vida avança em ciclos e aprendemos com a imperfeição e acertamos e erramos muitas vezes no processo para crescermos. E que a aparente desordem mostra que existe vida e movimento no ser e nas coisas.
A vida e a morte caminham lado a lado para nos ensinar o tempo todo que o momento é agora. O passado foi importante mas passou e seguiu seu curso como tudo passa e segue em frente.
Mas ultimamente eu tenho sentido muita saudade de pessoas importantes que já partiram e que não estão mais acessíveis fisicamente. Mas agora é o tempo de honrar o legado que todos aqueles que amei me deixaram para seguir em frente.
Mas o que fazer com a saudade e o vazio? E com a dor que ficou?
Mas como disse o Revmo. Tetsuo Watanabe: "Se a pessoa que partiu queria fazer alguma coisa que não teve tempo, faça você em seu lugar. Isso a ajudará a elevar-se no Mundo Espiritual."

Nenhum comentário:

Postar um comentário