LITERATURA, MÚSICA, CINEMA, ATUALIDADES E OUTRAS DELÍCIAS...
1 de maio de 2015
Desigualdade X Diferença
Neste 1° de maio, Dia do Trabalhador, compartilho este vídeo de uma campanha de conscientização feita por um restaurante para chamar a atenção de todos sobre a desigualdade existente no salário entre homens e mulheres, em que elas ganham cerca de 30% menos que eles para desempenharem as mesmas funções. Antes que todos soubessem do que se tratava, a cobrança no cardápio de 30% a mais nos pratos somente para os homens causou indignação neles e até em algumas mulheres que consideraram a prática abusiva e absurda.
Mas quando o gerente esclareceu a campanha todos ficaram em silêncio por alguns segundos refletindo sobre algo que as mulheres enfrentam diariamente em seus trabalhos ao receber menos para realizarem as mesmas funções, ou quando elas têm uma brilhante ideia que não é aceita, mas quando um homem diz a mesma coisa é aplaudido e considerado.
Mas, enfim, sem querer fazer um discurso que muitos considerariam feminista, sugiro apenas que vocês homens e mulheres parem por um momento para refletirem sobre este tema.
E isso tudo me fez lembrar de uma aula de Sociologia que tive na Faculdade anos atrás, em que meu professor explicou brilhantemente a diferença entre Desigualdade e Diferença.
Essas duas palavras são consideradas por muitos como sinônimos mas não são. Ou seja, Diferença é o que difere os seres humanos uns dos outros em sua essência descritiva, no todo ou em algum aspecto particular. Por exemplo: homens e mulheres na questão somente de sexo, jovens e idosos na diferença de idade e força física, diferenças culturais, religiosas, geográficas, linguagem, raça (aqui se apresenta diferenças apenas nas etnias e pode ser considerada a cor da pele também, mas apenas em uma situação natural para descrever o biotipo de um ser humano e só). Já a Desigualdade se apresenta não na presença de essências distintas e descritivas dos seres humanos e sim quando um grupo se privilegia do outro em circunstâncias históricas, sociológicas, culturais, religiosas geográficas e etc para subjugá-lo à sua vontade e para tirar vantagem dos mesmos para atingirem seus próprios interesses ou de seu grupo.
Aqui se torna desigual e injusto, por exemplo, o rico e o pobre, o homem branco que escraviza o homem negro, a exploração do trabalho infantil, a exploração da mão-de-obra barata de países subdesenvolvidos e por fim os salários mais baixos de mulheres que desempenham as mesmas funções dos homens no mercado de trabalho.
O que quero ressaltar aqui é que a Diferença está presente como algo natural e cultural que está presente desde o nosso nascimento. Já a Desigualdade é construída socialmente ao longo dos anos e passada de geração em geração.
Um homem/mulher negro, índio, amarelo, etc não é menos capaz de estudar, se desenvolver, trabalhar e ganhar um salário justo pela cor de sua pele, já que sua constituição física e intelectual são as mesmas dos homens brancos. E assim o é para as mulheres também, assim como um povo que nasceu em um país subdesenvolvido não deve ser explorado pelo país desenvolvido.
Somos todos seres humanos iguais em sua essência, apenas diferentes em sua descrição.
Pense nisso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário