LITERATURA, MÚSICA, CINEMA, ATUALIDADES E OUTRAS DELÍCIAS...

23 de abril de 2013

Passado X Presente

Ontem eu li uma reportagem na Revista Vida Simples (não me lembro se é a edição de abril ou maio ou até uma edição mais antiga) que mexeu muito comigo e fez sentido para minha alma. Trata-se de nos livrarmos dos nossos arrependimentos em relação ao passado e deixar o presente fluir com as nossas escolhas. E ao assumirmos essas escolhas a vida torna-se mais simples e o fardo que carregamos fica mais leve. E uma simples frase em meio ao texto chamou tanto a minha atenção que não me saiu da cabeça, ela dizia mais ou menos assim:

"Não devemos analisar as decisões do passado com os olhos do presente."

Algo que parece tão óbvio mas, difícil de enxergarmos não é? E é claro que faz sentido pois, mudamos o tempo todo e a pessoa que éramos no passado não somos mais e temos que acreditar que fizemos o melhor que podíamos e com quem éramos na época dos acontecimentos e devemos perdoar e seguir em frente.
Já dizia o Humanista Francês Michel de Montaigne no século XVI que a vida segue seu curso natural no tempo e nada que fizermos poderá mudar os caminhos, os obstáculos e os declives que tivermos que enfrentar e o que muda é apenas a maneira como sentiremos e interpretaremos tudo isso.
E fiquei pensando muito nisso pois, se o nosso passado foi bom nos resta a lembrança porque ele não voltará nunca mais e o tempo passa e evolui como uma lei universal e arrasta todos nós com ele. E ninguém jamais conseguiu ficar preso ao passado, ao menos em corpo, pois a maioria de nós nos aprisionamos às lembranças. E se o nosso passado foi ruim devemos perdoar e seguir em frente e aprendendo a fazer novas e melhores escolhas. E sempre haverá uma chance.
Escolhas boas e ruins fazem parte do plano e é para isso que estamos por aqui vivendo nesse imenso planeta azul.
Esse tema é muito amplo e dá o que pensar e sentir e espero que ele traga muitas reflexões boas para você, assim como trouxe para mim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário