LITERATURA, MÚSICA, CINEMA, ATUALIDADES E OUTRAS DELÍCIAS...

9 de março de 2013

08 de Março: Dia Internacional da Mulher


Ontem foi comemorado o Dia Internacional da Mulher e ao longo da História essa data representa a luta das mulheres por igualdade de direitos, condições dignas de trabalho e salários, contra a humilhação e violência verbal, física e sexual em seus lares, empregos etc.
Historicamente essa data foi marcada com o assassinato premedidato e frio de 130 mulheres em Nova Iorque em 1857, tecelãs que reivindicavam melhores condições de trabalho e foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada. E anos depois em 1917 na Rússia várias mulheres foram às ruas lutarem pelos seus direitos de igualdade e contra a entrada do país na Primeira Guerra Mundial.
Mas, assim como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados etc, esse dia tornou-se uma data comercial em que as mulheres são homenageadas com chocolates, presentes, poemas e flores, ou seja, um dia em que são lembradas e idolatradas mas, que nos outros 364 dias do ano são expostas aos mais diversos tipos de humilhação e algumas são explícitas e outras mascaradas pela hipocrisia social.
Ontem foi um dia em que as redes sociais se manifestaram para o bem e para o mal em que as piadas de mau gosto e sexistas invadiram as nossas páginas e fizeram-me refletir se um dia teremos o nosso tão sonhado lugar ao Sol.
É certo que avançamos muito e conquistamos muitas coisas mas, muito ainda precisa ser feito pois todos os dias mulheres são violentadas, torturadas, agredidas e mortas em nosso país e no mundo todo. São tratadas como propriedades dos homens e quando sofrem algum tipo de violência como o estupro são consideradas culpadas ou pela roupa que vestem ou por serem atraentes e bonitas, um absurdo!
Tenho muito a falar sobre esse assunto, mas ele me deixa muito triste e quero acreditar e ter esperanças que o mundo está mudando e as pessoas estão ficando mais conscientes. E exemplos disso não faltam pois a ONU está batendo forte nesta tecla e manifestações na Índia contra o estupro são um excelente prenúncio que estamos caminhando positivamente para mudarmos esse triste panorama. Sei que é difícil mudar séculos de história em que as relações sociais, políticas, religiosas e familiares foram construídas considerando os homens como seres privilegiados, inteligentes e superiores em detrimento das mulheres, mas ainda tenho esperança de dias melhores.
Lembrem-se que todos nós, homens e mulheres precisamos de uma mulher para nos dar a vida e é e sempre será ela quem decidirá o momento de emprestar o seu corpo para gerar uma nova vida.
Então homens, agradecemos hoje as homenagens com flores e chocolates mas, queremos respeito, consideração e amor em todos os outros dias do ano também, e pedimos que antes de postarem piadinhas machistas sobre como as mulheres dirigem e estacionam, como cuidam da casa e a associação da nossa imagem com produtos de limpeza e times de futebol etc, parem e pensem sobre como muitas de nós e de nossas ancestrais sofreram para chegarmos até aqui.
Feliz dia Internacional da Mulher hoje e todos os outros dias do ano! E desejo que em nossa sociedade prevaleçam as diferenças de opostos masculinos e femininos que se completam na fusão perfeita de metades e não as desigualdades que oprimem, violentam e matam.
Fica a dica e a reflexão nesta data tão importante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário