
"Os bons e os maus resultados dos nossos ditos e obras vão-se distribuindo, supõe-se que de uma maneira bastante uniforme e equilibrada, por todos os dias do futuro, incluindo aqueles, infindáveis, em que já cá não estaremos para poder comprová-lo, para congratularmo-nos ou para pedir perdão, aliás, há quem diga que é isto a imortalidade de que tanto se fala."
José Saramago
Hoje, quando comecei a pensar no que escrever aqui pensei em citar a obra de José Saramago "Ensaio sobre a Cegueira" e quando cheguei em casa me surpreendi com a noticia de sua morte aos 87 anos e foi duro constatar que a Literatura ficou viúva de mais uma mente brilhante e rara.
Não posso deixar de refletir se não surgirá nunca mais em nossa literatura um Machado de Assis, Clarice Lispector, José de Alencar, etc e agora, José Saramago...Estamos carentes da reflexão sadia que nos impulsiona para frente ou, mesmo o que nos permite sonhar e acreditar em um futuro melhor com amor e paz. Mesmo as críticas mais ácidas nos faz pensar em como levamos nossa vida, nas decisões que tomamos e no sentido disso tudo.
Mas, antes de saber de sua morte, pensei hoje em escrever sobre o livro Ensaio sobre a Cegueira, porque de manhã indo para o trabalho, quando estava no metrô e no trem que tinha mais gente do que o transporte pode comportar, parei pra observar as pessoas se esbarrando umas nas outras, empurrando para garantir o melhor lugar nem que pra isso tivesse que machucar alguém e, posso garantir que machucava por que eu estava lá rs.
No livro e no filme que foi gravado em SP a temática é basicamente de que o ser humano quando está acuado vira um bicho age pelo instinto de sobrevivência como se fosse o rei da selva.
É a tal da cegueira branca que nos impede de ver o que se passa, a que não registra em nosso coração a necessidade daquele que precisa de ajuda, da nossa ajuda, do nosso amor, do nosso carinho, da nossa mão...
Estamos caminhando para um mundo mais espiritualizado mas, estamos longe do verdadeiro espírito da caridade e da fraternidade.
É fácil ser bom quando nada e nem ninguém nos ameaça, quando não nos falta o pão de cada dia. A verdadeira força é demonstrada naquele que tira o melhor de si para oferecer aos outros enquanto está sofrendo. Talvez pareça pessimismo o que escrevi aqui mas, é apenas reflexão. Pense nisso você também! Termino aqui com uma frase de Saramago que para mim resume o conceito de que os acontecimentos da vida não são tão relevantes quanto a forma com a qual lidamos com ela e com o que nos acontece, isso sim é importante. Boa Noite!
"Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é so um dia mais."
Nenhum comentário:
Postar um comentário